Sentido de culpa: útil para educar?

Ainda existem muitos pais que consideram o sentimento de culpa um método válido de educar. Eles acham que recompensa e punição são a base de um bom treinamento. Isso pode ser verdade em uma idade muito precoce, mas é importante compreender que esta é uma fase a ser superada.

A culpa cria angústia emocional. Surge de uma sanção simbólica e social, mas não leva necessariamente a um senso de responsabilidade. Não promove autonomia e não permite que a criança escolha os valores em que acreditar . Usar a culpa para educar não educa, mas condiciona.

'Com a ignorância se desce para a servidão, com a educação se ascende para a liberdade.'

-Diego Luis Córdoba-

Recorrer à culpa por educar certamente aumenta o controle exercido sobre o filho, facilitando a tarefa de um pai autoritário. O pequenino se enche de medos e condicionamentos morais tornando-se mais maleável . Ele obedece de bom grado porque sua vontade está enfraquecida. Ele quebra menos as regras porque o medo de fazer isso é muito forte. Ele se tornará uma pessoa dócil, mas nem livre nem feliz.

Usar o sentimento de culpa para educar destrói a autoestima

A criança precisa de orientação, mas esta deve ser oferecida em termos que lhe permitam se afirmar . O sentido de culpa ele age da maneira oposta: isso o obriga a pensar que tudo o que ele faz, sente, deseja ou pensa é inaceitável.

Menina comendo vegetais

Vamos explicar o conceito com um exemplo. A criança não quer comer os vegetais porque tem um gosto amargo que ela não gosta. Se usarmos o sentimento de culpa para educá-lo, diremos a ele que um bom filho come tudo o que lhe é colocado no prato, sem fazer barulho. . Se quisermos ajudar a criança a se afirmar, diremos a ela que os campeões esportivos comem muito verdura porque dá uma força imensa.

Nenhuma criança age para irritar eu pais , ao contrário. Tudo o que ele quer é agradá-los, fazê-los felizes com ele. A imaturidade emocional o leva a não se adaptar a certas restrições ou regras . Nosso trabalho é ajudá-lo a compreender a razão de ser de certas restrições.

O sentimento de culpa impede o desenvolvimento da consciência

Educar não significa ensinar uma criança a obedecer cegamente às regras. A educação para a culpa induz exatamente isso. Faça a criança acreditar que deve agir de acordo com a vontade das figuras de autoridade , uma vontade indiscutível e cuja transgressão corresponde a uma conduta imoral.

Este método educacional cria uma cisão entre a vontade e o dever. O dever sempre acaba se impondo. O aspecto mais sério desta situação é que uma abordagem semelhante contribui para a deterioração da capacidade crítica , para bloquear o desenvolvimento de uma verdadeira consciência dos próprios atos.

Educando crianças com culpa

Temos consciência quando escolhemos livremente como agir, quando o nosso raciocínio determina o que é bom e o que é mau. Uma pessoa com uma grande margem de consciência é improvável que saia manipular , coagir ou usar . Mas se está constantemente condicionado pela culpa, não consegue atribuir valor ao seu raciocínio e depende da aprovação de uma figura autoritária para agir.

Educar sem culpa

Ao nascer, somos todos egocêntricos. Um bebê ou criança é incapaz de ver o mundo além de suas necessidades . Nesta fase, o papel dos pais é atender a essas necessidades e proporcionar à criança um ambiente seguro. É a maneira certa de semear nele confiança e amor próprio.

Com o desmame e o controle esfincteriano, inicia-se o longo caminho para a inserção em um marco regulatório, ou seja, na própria cultura de pertencimento. É natural que limitações e restrições sejam uma fonte de frustração e, portanto, de recusa . Para a criança, é difícil metabolizar a ideia de que o mundo não começa e não termina com ela. Isso cria atritos que, em nenhum caso, devem ser resolvidos com um sentimento de culpa.

Pai beija a filha dele

Nesse longo processo de desenvolvimento, o ideal é ensinar à criança as consequências de suas ações. Para tanto, é fundamental ajudá-lo a reconhecer suas emoções, desejos e limitações . A margem que o ajudará a escolher por si mesmo deve ser gradualmente ampliada. Este processo nunca é perfeito, mas basta que seja sustentado por uma intenção sincera e constante.

Pare de se culpar por tudo

O psicólogo espanhol Arturo Torres nos oferece uma série de estratégias pelas quais podemos deixar de nos culpar por tudo o que acontece.