Síndrome de estresse e intestino irritável

Síndrome de estresse e intestino irritável

Existem cada vez mais testes e Educação clínicos que nos falam sobre a relação entre estresse e síndrome do intestino irritável. Esse distúrbio gastrointestinal afeta quase 10% da população, principalmente mulheres. Melhorar a qualidade de vida desses pacientes também inclui fornecer-lhes estratégias psicológicas para melhor administrar suas emoções.

Ainda não se sabe com precisão total como o estresse pode alterar nossa saúde intestinal. Contudo, buscas como o realizado na State University of New York, em Albany, relatam dados reveladores. Mais de 60% das pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade também são afetadas pela síndrome do intestino irritável. Os estudiosos dizem que esta condição seria, na verdade, mais um exemplo da complexa interação biológica entre o cérebro e o intestino.



De acordo com a Sociedade Italiana de Gastroenterologia, a síndrome do intestino irritável é o distúrbio gastrointestinal funcional mais comum.



porque es importante proteger el medio ambiente

Essa doença é também o distúrbio digestivo mais comum, dado o grande número de pessoas que vão de especialista em especialista sem encontrar uma solução eficaz. Manter o fator psicológico em mente certamente nos permitirá oferecer um estratégia mais terapêutico, uma nova perspectiva que, junto com a farmacológica ou alimentar, poderia dar uma resposta mais precisa aos pacientes.



Cólon irritável

Relação entre estresse e síndrome do intestino irritável

A relação entre estresse e síndrome do intestino irritável é cada vez mais compartilhada e aceita na comunidade médica. Há quem diga que os fatores psicológicos intensificam esse distúrbio digestivo, mas não determinam sua origem. O estresse, portanto, aumentaria anormalmente o movimento e as contrações do trato gastrointestinal.

Outros especialistas, por outro lado, sustentam a teoria de que problemas emocionais e psicológicos iriam alterar o sistema imunológico . A imunidade natural do corpo mudaria para causar uma resposta inflamatória na mucosa gástrica. Todas essas mudanças orgânicas são demonstradas por uma sintomatologia muito clara, própria de síndrome cólon irritável. Vamos ver qual é o quadro clínico mais comum dessa condição:

  • Cólica abdominal. Eles podem variar de moderado a leve e durar cerca de duas horas.
  • Períodos de constipação e diarréia se alternam.
  • Presença contínua de gases intestinais.
  • Sensação rápida de saciedade; assim que o sujeito ingere algo, ele se sente satisfeito.
  • Náusea, vômito e sensação de queimação no peito.
Mulher deitada com dor de estômago

O que fazer para aliviar a síndrome do intestino irritável?

Sabemos que existe uma relação clara entre o estresse e a síndrome do intestino irritável. Portanto, embora não tenhamos estudos claros que nos digam se o estresse afeta o seu início ou se apenas o intensifica, existem alguns fatores cuja influência é comprovada. O peso da genética afeta o aparecimento dessa patologia. Em outras palavras, se nosso mãe sofre de cólon irritável e nós somos mulheres, as chances são de que também soframos com isso.



frases de einstein sobre dios

Também está claro que manter um certo estilo de alimentação melhora ou piora essa condição. Se além de seguir os preceitos médicos de especialistas, estivermos atentos às fontes de estresse, desfrutaremos de uma melhor qualidade de vida . Na verdade, quem sofre de síndrome do intestino irritável enfrenta muitas limitações sociais e até mesmo absenteísmo no ambiente de trabalho . É uma doença que limita a qualidade de vida, é uma dor silenciosa que merece maior visibilidade e sensibilidade.

Jovem correndo

Preceitos para melhorar a síndrome do intestino irritável

Precisamos começar a estar cientes de um aspecto: o intestino funciona como uma espécie de barômetro emocional . Tudo o que nos preocupa tem efeito na mucosa gástrica. O estresse ou a ansiedade afetam a inflamação, a motilidade e a saúde intestinal.

  • Necessidade comece a gerenciar o estresse um pouco melhor. Esclareça as prioridades, lembre-se de suas necessidades, dê-se tempo, adote as adequadas técnicas de respiração e relaxamento, etc.
  • A atividade física é outro fator que claramente melhora a saúde digestiva. Tendo em vista essa clara relação entre estresse e síndrome do intestino irritável, levamos em consideração a importância de praticar um pouco de atividade física. Até uma simples caminhada todos os dias pode nos ajudar.
  • Mantenha uma dieta baixa em FODMAPs (açúcares simples, laticínios e trigo).
  • Reduza o consumo de gordura, cafeína e alimentos processados.
  • Fique bem hidratado.
  • Coma com tranquilidade, de preferência em pequenas quantidades distribuídas em 5 refeições diárias.
  • Consumir alimentos prebióticos e probióticos.

Tendo em vista que cada vez mais pessoas sofrem de síndrome do intestino irritável, é bom levar em consideração esta informação. Antes de recorrer às drogas, optamos sempre por melhorar os nossos hábitos. Gerenciar o estresse, definir tempos de descanso, ter uma dieta ou prática mais saudável técnicas de relaxamento nos ajudarão nesses casos.

Superando o estresse usando os 5 sentidos

Superando o estresse usando os 5 sentidos

Usar os 5 sentidos para superar o estresse não só é possível, mas necessário para um melhor relacionamento com o ambiente.