Eu te amo: você tem que dizer isso todos os dias

É bastante singular e curioso que tenha sido um pintor francês muito tímido e reservado como Pierre Bonnard quem pronunciou a frase “Desenhe, pinte e expresse o que quiser”. Que um homem famoso por sua sensibilidade e sobriedade aconselhava não deixar passar um só dia sem expressar emoções e sentimentos, sem se dirigir a um eu te amo para seus entes queridos, é realmente incrível.

Se as pessoas mais tímidas e reservadas conseguem observar a beleza, compreendê-la e expressá-la, dando provas de enorme sensibilidade, qualquer um poderia dizer eu te amo para aqueles que merecem seu carinho e amizade.

Deixar as emoções e os sentimentos fluírem não é apenas um bom comportamento, também é necessário. Não devemos acreditar que exibir as emoções é negativo, na verdade, é um hábito que protege o saúde mental e física.

'Nunca perca a oportunidade de expressar seu amor.'

-H. Jackson Brown-

Alexitimia: a doença de quem não expressa suas emoções

Não expressar emoções é um comportamento social que, apesar de amplamente aceito, é prejudicial à saúde humana. Tanto é verdade que esse sintoma é considerado a base de um distúrbio identificado como alexitimia.

Mulher triste

Alexitimia ocorre em pessoas que são incapazes de reconhecer, expressar ou verbalizar suas emoções. Portanto, não dar voz às emoções pode causar graves problemas de comportamento e de saúde mental. Existem casos de depressão, isolamento social e somatização devido à incapacidade de canalizar e liberar um rio de sentimentos.

Contudo, A alexitimia também pode causar problemas físicos resultantes de dificuldades psicológicas. Por exemplo, pode causar dor de estômago, ataques cardíacos, pressão alta, úlceras e síndrome do intestino irritável, para citar apenas alguns.

A alexitimia tem consequências ainda mais terríveis. Viver sem saber expressar um eu te amo pode causar uma grande deterioração do Relações sociais .

'Chorar é, às vezes, a forma de expressar coisas que não podem ser ditas em palavras'

Siento nostalgia por el pasado

-Conception Arenal-

Casos extremos de alexitimia

Para falar sobre casos extremos de alexitimia, usamos uma série de televisão particular que há alguns anos teve algum sucesso em vários países do mundo. Nós estamos falando sobre Dexter, cujo protagonista é interpretado pelo ator Michael C. Hall.

O protagonista da série, chamado Dexter, ele tinha comportamentos beirando a psicose devido à sua incapacidade de tentar empatia , expressar sentimentos e até vivenciá-los. Para ele, diga eu te amo foi uma verdadeira agonia.

Evidentemente, este é um caso extremo e fictício. Contudo, pode servir como um ponto de partida para procurar sintomas semelhantes em cada um de nós e entender se podemos ser afetados pela alexitimia em maior ou menor grau.

Não sabendo dizer eu te amo : problema enraizado na sociedade

De acordo com Sociedade Espanhola de Neurologia , até 10% da população mundial sofre de alexitimia, portanto, é evidente que se trata de um problema que afeta um bom número de pessoas, muitas das quais poderiam estar próximas de nós.

Para ser capaz de reconhecer as pessoas afetadas por esta doença, devemos estar atentos à sua capacidade empática ou expressiva. Aqueles que tiveram derrames, tumores cerebrais ou ferimentos na cabeça também podem ser afetados.

Homem triste

O cérebro permite que nós, humanos, sintamos amor, felicidade ou medo e nos permite relacionar i sentimentos e emoções com palavras. Uma função mental que vai além do condicionamento social, que na verdade pode ser uma necessidade.

Segundo o Dr. Pablo Duque, da Sociedade Espanhola de Neurologia, “a incapacidade de reconhecer e verbalizar emoções e sentimentos é causada por uma quebra na conexão entre as estruturas cerebrais”.

É evidente que expressar emoções, mostrar sentimentos ou dizer um eu te amo não é apenas bonito e agradável, é também uma necessidade psicológica que melhora a saúde física e mental.

aforismos sobre el aburrimiento de la pareja

Expresse emoções, não espere para explodir

Não se trata apenas de dizer as coisas e da maneira certa, mas também de fazer na hora certa. Só há uma maneira de fazer isso: expressar emoções.