Tipos de insônia, causas e tratamentos

Você sabia que existem diferentes tipos de insônia? Bem, sim: são diferentes e cada um requer um tratamento específico.

Tipos de insônia, causas e tratamentos

Quando lutamos para adormecer, costumamos dizer que sofremos de insônia, mas você sabia que existem diferentes tipos de insônia? Bem, sim. Não é um, mas vários e cada um requer um tratamento específico.



Neste artigo, falamos sobre os diferentes tipos de insônia e os respectivos tratamentos. Vamos ver com mais detalhes o que é.



Quando é certo falar sobre insônia?

A insônia é uma das doenças mais comuns para as quais procuramos nosso clínico geral e, além disso, um dos sintomas comuns a praticamente todos os distúrbios psicológicos.

Como acontece no caso de outras perturbações frequentes em nossa sociedade (como ânsia ou depressão), muitas pessoas usam mal o termo insônia. Por exemplo, lutar para adormecer uma ou duas noites não significa sofrer de insônia; assim como estar estressado e não conseguir dormir bem não é considerado um distúrbio do sono. Neste último caso, estamos diante de uma situação estressante que se manifesta por meio de sintomas como a insônia.



Conhecer certas características é essencial para entender este problema , avalie e estude um tratamento sob medida. Vamos examinar cada um desses aspectos a seguir.

vive el presente aquí y ahora

Mulher desesperada

O que é insônia?

Tecnicamente definida como insônia primária, que é um distúrbio do sono que manifesta as seguintes características:



  • Por pelo menos quatro semanas a pessoa tem dificuldade em adormecer .
  • A dificuldade pode ocorrer durante a fase inicial do sono, durante o próprio sono ou na fase final, ou com a sensação de que o sono não foi restaurador (ou seja, dormiu sem se sentir descansado).
  • Não há causa orgânica (traumatismo cranioencefálico, demência, acidente vascular cerebral) nem médico nem fisiológico que pudesse explicar a insônia (uso de drogas, medicamentos, doenças que se manifestam com insônia).
  • Não existe nem mesmo um distúrbio psicológico, como ansiedade ou depressão. Se fosse esse o caso, seríamos confrontados com um diagnóstico de transtornos de ansiedade ou outros tipos de transtornos (com sintomas de insônia relacionados a outros transtornos mentais, de acordo com o DSM-5 manual )

Tipos de insônia

Diante disso, podemos dizer que existem três tipos diferentes de insônia , de acordo com a fase em que ocorre a dificuldade em adormecer:

  • Insônia inicial ou dificuldade para dormir.
  • Insônia intermitente ou de manutenção.
  • Insônia terminal ou despertar precoce.

Para poder afirmar que sofre de insônia (no verdadeiro sentido do termo), é necessário que sejam apresentados todos os critérios diagnósticos descritos anteriormente. Se sofrermos de outro distúrbio ou problema que se manifeste com insônia, simplesmente tratar o distúrbio do sono não resolverá o problema.

É necessário diagnosticar e encontrar uma abordagem para o transtorno principal para resolver a insônia. A seguir, veremos com mais detalhes em que consistem os três tipos de insônia reconhecidos.

Conciliação ou insônia inicial

É o tipo de insônia mais comum e mais conhecido. Consiste na dificuldade em adormecer quando vamos dormir . A insônia inicial geralmente se deve à máxima 'dormimos como vivemos': ou seja, se passamos nossos dias estressantes ou preocupados, é realmente difícil para a mente sair e entrar no modo de descanso ( modo dormir )

Na maioria dos casos, a insônia inicial responde a um estado de mal-estar psicológico, responsável pela dificuldade de adormecer. Porém, também é possível ter problemas de insônia quando há mudanças nos horários que costumamos dormir ou na quantidade de horas que nos expomos ao sol.

-Ralph Wando Emerson-
Tipos de insônia

Tratamento de conciliação ou insônia inicial

O tratamento recomendado para a insônia inicial envolve várias etapas. Primeiro, deve haver o chamado higiene do sono . Isso porque, na maioria das vezes, com o aparecimento da insônia, o indivíduo adquire hábitos não saudáveis ​​que agravam seu quadro. Consequentemente, numa primeira medida é necessário intervir nos hábitos incorretos e quebrar a associação 'ir para a cama - não dormir - ansiedade que antecipa o facto de não conseguir dormir'.

Se as orientações sobre higiene do sono não forem suficientes, procederemos com diferentes técnicas ou estratégias que têm o objetivo de quebrar a associação entre a hora de dormir e não conseguir dormir, juntamente com o desconforto que esse estado traz. com ele. O psicólogo traça um plano terapêutico específico e planeja uma série de metas a fim de gerar mudanças no cotidiano do paciente.

No entanto, deve-se lembrar que todas as abordagens terapêuticas mencionadas referem-se à insônia de reconciliação como o principal transtorno. Ou seja, são tratamentos e abordagens que devem ser implementados caso escondam outros tipos de insônia ou distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo ou transtorno bipolar .

Tratamento farmacológico

Por outro lado, se o paciente não conseguir dormir durante a implementação de técnicas psicológicas, pode ser necessário recorrer a medicamentos. As melhores opções para a insônia conciliatória são os indutores do sono não benzodiazepínicos. São medicamentos que agem rapidamente, sem efeitos ansiolíticos ou resíduos no dia seguinte. Por exemplo , zolpidem , zaleplon ou zopiclone.

Enfim, o tratamento farmacológico da insônia deve ser sempre supervisionado e dosado por um médico , a única figura que pode decidir se é a solução certa e a única capaz de estabelecer por quanto tempo deve ser contratado.

Aparentemente, a insônia se manifesta de maneiras diferentes em cada indivíduo, como no cotidiano e nas aspirações.

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-F. Scott Fitzgerald-

Insônia de manutenção ou sono intermitente

No caso de insônia de manutenção, é observada uma dificuldade em dormir continuamente . Em outras palavras, o sujeito consegue adormecer, mas experimenta interrupções frequentes e prolongadas do sono noturno, que ocorrem principalmente no meio da noite. As consequências negativas são consideráveis, pois não é possível descansar bem.

Se você for diagnosticado com sono intermitente, é essencial excluir as causas orgânicas ou fisiológicas como responsáveis ​​pelo problema. Por exemplo, distúrbios hormonais que fazem o sujeito acordar. Por exemplo, acordar no meio da noite é muito comum em caso de problemas com glândula tireóide , ou, no caso das mulheres, quando há irregularidades no ciclo hormonal.

Mulher não dorme

Tratamento de insônia de manutenção ou sono intermitente

No caso de manifestações de causas médicas que expliquem a insônia de manutenção ou sono intermitente, essas causas devem ser tratadas primeiro. Quando as referidas causas forem mantidas sob controle ou descartadas, o tratamento envolverá todas as técnicas utilizadas na insônia de conciliação, mas também deverá ser incluído o tratamento farmacológico.

Neste caso, o benzodiazepina , que agem durante a noite, uma vez que há necessidade de um medicamento que mantenha o paciente dormindo o tempo todo.

Por outro lado, não existe tratamento psicológico que seja eficaz o suficiente para reduzir imediatamente o número de despertares noturnos. No entanto, o trabalho do psicólogo nesses casos é fundamental.

A maioria das pessoas que sofre de interrupção do sono também tem problemas psicológicos, como transtorno de ansiedade ou transtorno depressivo maior. Consequentemente, a curto prazo é necessário garantir que o sujeito durma bem, para então poder intervir, através da psicoterapia, em todos os aspectos psicológicos que estão na origem deste tipo de insónia.

Insônia terminal ou despertar precoce

A pessoa não tem dificuldade para dormir e não acorda durante a noite, mas não consegue dormir o tempo necessário . Isso ocorre se ao definir o alarme para as 7:00 acordamos às 5:00 sem conseguirmos voltar a dormir. Isso nos deixa cansados ​​pelo resto do dia e também causa uma sensação de ansiedade ou angústia.

Esse tipo de insônia está associado a problemas como depressão ou estresse no trabalho. A depressão, de fato, envolve uma série de mudanças no ciclo do sono; essas mudanças fazem com que a pessoa desperte às primeiras luzes da madrugada, sem possibilidade de voltar a dormir. Diante de uma sobrecarga de trabalho, é fácil a pessoa acordar cedo e não conseguir voltar a dormir.

Mulher com dor de cabeça

Tratamento de insônia terminal ou despertar precoce

O tratamento da insônia terminal consiste em uma combinação de tratamento medicamentoso para prevenir o despertar precoce e tratamento psicológico , para gerenciar as emoções que causam esse despertar.

A abordagem psicológica é semelhante à de outros tipos de insônia, mas neste caso é fundamental intervir no manejo do estresse e das emoções relacionadas ao despertar.

Por mais estranho que possa parecer, se acordarmos antes da hora marcada e não conseguirmos voltar a dormir, temos que sair da cama. Aumentar os níveis de fadiga é um dos melhores remédios para a insônia; além disso, quebramos assim a associação entre ficar na cama e a sensação de angústia por não conseguir dormir.

Enquanto no caso da insônia de reconciliação o tratamento é principalmente psicológico, nos outros dois tipos de insônia (de manutenção ou terminal) uma terapia medicamentosa e um tratamento psicológico devem ser combinados.

Insônia: um sinal de alarme

Insônia: um sinal de alarme

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