Truques para dormir melhor

Truques para dormir melhor

A insônia é um dos distúrbios mais comuns. Problemas de saúde, falta de tempo ou simplesmente má higiene do sono costumam ser os culpados. Felizmente, podemos usar alguns truques para dormir melhor.

Muitas pessoas usam técnicas de relaxamento para descansar. E mesmo que estejam entre as atividades mais recomendadas para promover um estado de calma e a paz que nos induz a dormir bem, nem todos são capazes de implementá-los. É necessário estudar cada circunstância de uma forma particular e estabelecer as soluções que melhor se adaptam a cada um de nós. É por isso que apresentamos outros truques para dormir melhor abaixo.



Por que não consigo dormir bem?

Alterações sazonais

Muitas pessoas têm dificuldade em adormecer durante a mudança das estações. As mudanças de temperatura parecem estar intimamente relacionadas aos distúrbios do sono e, com eles, às horas de luz. Nestes casos, o insônia faz sua aparição se tornar um aborrecimento recorrente.



A mudança de estação geralmente não tem o mesmo efeito em todos. Em qualquer caso, a pessoa volta ao repouso normal após algumas semanas. Nesse ínterim, porém, ele deve aprender a relaxar e evitar ser dominado pela ansiedade.

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Mulher na cama com insônia

Ansiedade e estresse

Altos níveis de ansiedade e estresse afetam negativamente o sono e a sensação de descanso, desde que se mantenham em situação de alerta.

Para dormir melhor quando a insônia está ligada à ansiedade e ao estresse, você precisa relaxar; Mas como fazer isso? Praticar a meditação , exercícios respiratórios ou atenção plena são úteis para reduzir nossos estados de preocupação.

A ansiedade é uma preocupação com as situações futuras, enquanto o estresse é um sinal de sobrecarga psicológica. Agora, vamos pensar: desde quando um problema se resolve pensando constantemente nele? O estresse diminui ou aumenta quando usamos nossos minutos de descanso para continuar pensando no problema em questão? Nenhum problema é para sempre e quase tudo tem solução, a questão é que nem sempre podemos sair disso sozinhos.



Se depois de algum tempo nos sentirmos da mesma maneira ou pior, o melhor a fazer é consultar um especialista. Às vezes, é preciso uma ajudinha extra para lidar com o que tememos e nos preocupamos.

Exposição à tecnologia

Foi demonstrado que a superestimulação tecnológica à noite altera os ciclos do sono. Um dos truques para dormir melhor portanto, consiste em remover todas as ferramentas que podem excitar demais a mente antes de adormecer.

Para quem não sabe o que fazer em alternativa, lembramo-nos de ler. Ler o cérebro não se mantém ativo como quando se usa computadores e telefones celulares, e é um hábito muito mais saudável. Pegue um bom livro e mergulhe em uma boa história.

'O segredo da criatividade está em dormir bem e em abrir a mente para possibilidades infinitas.'

-Albert Einstein-

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Homem com celular

Truques para dormir melhor

Praticar esportes

Praticar esportes Além de ser muito saudável, é uma ótima maneira de se cansar. Depois do exercício, o corpo fica mais cansado e só quer relaxar. O mesmo vale para a mente, que receberá os efeitos positivos das endorfinas geradas pelo exercício.

Estabeleça horários e rotinas

Estabelecer algumas rotinas e respeitá-las ajuda a levar uma vida mais ordeira e a não confundir o corpo com horários de sono. É portanto, é aconselhável realizar uma atividade relaxante (como escutar musica clássico , leia ou medite) antes de dormir e tente fazer isso ao mesmo tempo todas as vezes. Embora pareça trivial, muitos médicos usam programas e rotinas para crianças e idosos para obter resultados muito semelhantes.

Homem dormindo

Diga adeus às bebidas com cafeína

Entre os truques para dormir melhor, devemos nos despedir do café, do chá e das bebidas com cafeína ou pelo menos diminua a ingestão e tente beber apenas de manhã. Isso tornará muito mais fácil descansar.

À noite, você pode substituí-los por sucos de frutas, leite, valeriana, infusões ou até mesmo água.

Desista da soneca

Muitas pessoas estão acostumadas a dormir um pouco depois de comer. Embora seja um bom hábito, se você tiver problemas com insônia, é melhor evitá-lo. Desta forma, ao cair da noite, você estará mais cansado e você vai descansar adequadamente .

Como você pode ver, eu há truques para dormir melhor, mas um requisito essencial é necessário: desejá-lo. Mudar alguns hábitos nos custará mais em alguns casos do que em outros, mas valerá a pena se conseguirmos descanso adequado em troca.

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