Uma visão diferente sobre a arte de ajudar

'Dê uma mão' e 'lute lado a lado' são expressões que resumem a capacidade do ser humano de sair do corpo do bebê para ajudar os outros. Essa conduta, que se move pelo esforço moral que implica, é chamada altruísmo e tornou-se um presente raro nestes tempos em que o materialismo e o egoísmo são os mestres.

cómo explicar la muerte a los niños

Contudo , quem pode dizer que nunca experimentou aquela energia reconfortante que você sente quando nosso apoio alivia os problemas de outra pessoa? Recentemente, a ciência descobriu a base neurológica desta experiência agradável: quando ajudamos alguém de forma altruísta, uma parte do cérebro conectada com a sensação de prazer é ativada. Agora, a palavra 'desinteressado' é a chave para esta frase, vamos ver juntos por quê.

Nem tudo que reluz é ouro

O altruísmo é desejável de todos os pontos de vista. Tanto do ponto de vista biológico, porque a colaboração entre os indivíduos garante a preservação da espécie, quanto do ponto de vista psicológico, já que dar e receber apoio reduz o estresse, fortalece o auto estima e o vínculo afetivo e estimula a realização pessoal, tanto do ponto de vista ético quanto espiritual, pois o altruísmo é edificante para nós e nos coloca em contato com a transcendência.

Claro, tudo isso é verdade, mas ... Ajudar é sempre positivo? À primeira vista parece que sim, mas, dada a complexidade que caracteriza o ser humano, a resposta não é tão simples.

O que faz a diferença são as motivações por trás do comportamento altruísta. Existem muitos, alguns mais louváveis ​​do que outros. Primeiro, existe a compaixão genuína, que surge quando vemos alguém sobrecarregado e decidimos oferecer nossa ajuda altruísta, sem esperar nada em troca, apenas desejando o bem do outro. Nesse caso, não existe um 'motivo oculto', mas nem sempre funciona assim.

Às vezes, surpreendentemente, as pessoas oferecem sua ajuda para alimentar seu ego, ansiosas por receber reconhecimento social e admiração. . Outras pessoas fazem isso para obter algo em troca de sua ajuda, como uma promoção no emprego; ainda outros para reforçar o sentimento de superioridade de que dependem ou porque não confiam na capacidade de outros para resolver problemas por conta própria . Ajudar também pode ser uma forma de controlar as pessoas ao nosso redor , conscientemente ou não, tornando-os dependentes do apoio que recebem. O falso altruísmo pode ser friamente calculado para enganar e manipular os outros, em forma de armadilha ou emboscada.

Não ajude tanto, porque você pode irritar

Curiosamente, às vezes a ajuda prestada com boas intenções causa exatamente o efeito oposto e, ao invés de facilitar a vida do outro, só consegue interferir em seu caminho natural. É assim que a ajuda às vezes pode privá-lo de iniciativa, como acontece com os pais superprotetores que, para evitar problemas e sofrimento para seus filhos, fazem por eles o que poderiam facilmente fazer sozinhos. Porém, é inevitável que mais cedo ou mais tarde tenham que enfrentar sozinhos os desafios da vida, para os quais não estarão preparados, pois, ironicamente, terão recebido ajuda demais.

Quando sentimos vontade de ajudar é bom seguirmos o nosso pressentimento, mas não devemos deixar de refletir sobre as reais motivações para isso: “O que estou procurando fazendo isso? Admiração , controlar, sentir-se importante? ',' Estou dando o peixe ou a vara de pescar? ',' Terei algum benefício ajudando ou estou apenas interessado em fazer o outro feliz? '.

O altruísmo é um gesto maravilhoso que, em seu estado puro, pode sem dúvida fazer do mundo um lugar excepcional; no entanto, não esqueçamos que um mau momento para colocá-lo em prática ou uma má motivação podem tornar o gesto impróprio e até prejudicar outras pessoas. Dito isto, quando surge em nós a dúvida entre ajudar ou não ajudar, vale a pena pôr à prova o nosso coração, sem permitir que as intenções oportunistas obscureçam a beleza original do altruísmo.