Tanque de privação sensorial e benefícios

Atualmente, os tanques de isolamento sensorial são encontrados em quase todos os lugares, disponíveis para quem quiser usá-los. Os entusiastas comparam a experiência ao retorno ao útero da mãe. A mente fica livre e definitivamente descansa.

Tanque de privação sensorial e benefícios

Eles o chamam de tanque de privação sensorial ou flutuando e retorna à moda em períodos alternados . Embora tenha sido inventado com o propósito de estudar o cérebro, hoje é usado como método de relaxamento. Existem empresas especializadas que oferecem este tipo de experiência, mas também é possível utilizá-la em diferentes spas.

Aqueles que promovem as banheiras de privação sensorial argumentam que é uma experiência comparável ao retorno ao útero da mãe. Provavelmente a comparação é arriscada, mas é claro que quem costuma usar este aparelho a considera uma experiência única. Aparentemente, permite que você acesse um estado de relaxamento absoluto.

el ejército de los 12 monos trailer

O dispositivo também tem seus detratores. Há quem entre no tanque de privação sensorial com certas reservas, pois romper totalmente o contato com o mundo exterior causa certa angústia. Quem gerencia esses tanques de flutuação afirma que é você precisa ter estabilidade mental e maturidade para viver a experiência em plenitude.

Embora muito do que percebemos venha até nós através do cheiro dos objetos ao nosso redor, outra parte (talvez a mais importante) sempre vem de nossa mente.

-William James-

Mulher com olhos fechados isola os sentidos

A invenção do tanque de privação sensorial

O tanque de privação sensorial é ideia de John C. Lilly, um neuropsiquiatra americano. Seu objetivo era realizar um negócio de sucesso. Seu propósito era estudar as mudanças produzidas no cérebro em condição de extremo isolamento.

Era a década de 1950 e esses tópicos chamaram a atenção de muitos cientistas. Só então Lilly projetou dispositivos que chamou de 'câmaras de privação sensorial', ou seja, dispositivos que minimizavam a atividade de todos os sentidos.

Lilly descobriu que por meio desses dispositivos era possível ter uma experiência muito especial. Permanecendo por um certo período de tempo dentro dessas salas foi produzido uma sensação muito relaxante e regenerando. No entanto, seus estudos não eram levados muito a sério, pois Lilly era considerada, acima de tudo, uma excêntrica ávida por atenção.

Novos estudos de pesquisa

Embora o assunto não fosse considerado relevante na época, o interesse aumentou com o tempo. Experimentos com reservatórios de privação sensorial começaram em vários locais e descobriu-se que talvez isso não fosse apenas uma simples excentricidade de Lilly. , mas sim um meio que poderia ter sido aplicado no campo terapêutico.

No início, esses tanques foram estudados para fins militares. Seu potencial para fortalecer o corpo e a mente parecia evidente e vários fuzileiros navais os testaram. Mais tarde, a NASA empregou esses tanques flutuantes como parte do treinamento de astronautas.

porque odias a una persona

A partir da década de 1970, o uso de tanques de privação sensorial começou a se espalhar. Os primeiros a usá-lo foram os atletas profissionais, que encontraram sua utilidade durante as fases de recuperação muscular. Posteriormente, os aparelhos foram absorvidos pelo mercado de bem-estar. Em um mundo de pessoas estressadas , eles se apresentaram como um grande negócio.

Como é um tanque de privação sensorial?

É uma espécie de bacia com capacidade que varia entre 400 e 600 litros de água. Pelo menos metade desse volume é ocupado pelos chamados sais de Epsom ou sulfato de magnésio. A alta concentração de sais faz com que todo o corpo flutue naturalmente. Este é um efeito semelhante ao produzido pelo Mar Morto.

los niños no nos pertenecen

A água mantém uma temperatura semelhante à do corpo humano, então você não sente frio nem calor ao mergulhar. Em alguns casos, o dispositivo possui uma escotilha que se fecha. Desta forma, o usuário permanece dentro da piscina, flutuando na escuridão total e sem nenhum estímulo auditivo.

Outros tanques de flutuação não fecham. Eles têm uma escotilha que permanece aberta, mas a luz ao redor é extremamente fraca e o ambiente silencioso. Em geral, aqueles que mergulham em um tanque de privação sensorial permanecem nesse estado por 60 a 120 minutos.

Um tanque de privação sensorial

Os efeitos positivos do tanque de privação sensorial

Tudo sugere que o uso desses reservatórios de flutuação estimula mudanças positivas no cérebro. Isso põe em movimento uma atividade diferente do normal, muito semelhante àquela que você obtém com estados de meditação . Por isso é uma experiência muito relaxante.

Ao mesmo tempo, está provado que mergulhar em uma dessas piscinas é útil para melhorar nossa saúde. Em particular, ajuda a acalmar qualquer tipo de dor muscular e previne problemas frequentes, como enxaqueca ou cólica menstrual. Finalmente, reduz os estados de ansiedade.

Também relatamos que essa experiência estimula a criatividade e aumenta as habilidades intelectuais. A maioria das pessoas que usam os tanques de privação sensorial fica agradavelmente surpresa. Uma minoria, entretanto, considera a experiência chata e até irritante. Além do mais, parece não ter efeitos colaterais, então por que não tentar?

Alta sensibilidade ambiental: características e estratégias

A alta sensibilidade ambiental é uma resposta com alto nível de estresse a determinados estímulos sociais, físicos e emocionais presentes no ambiente.

Bibliografia
  • Ardila, R. (1970). Privação sensorial. Revista Interamericana de Psicologia , 4, 253.