Wisława Szymborska: 5 versi meraviglios

O que é mais impressionante no trabalho de Wisława Szymborska é a clareza de pensamento . Uma visão poética inteligente e honesta. Sem dúvida, uma das melhores vozes da poesia contemporânea.

As sentenças de Wislawa Szymborska frequentemente se referem a aspectos da realidade cotidiana, ou que talvez devesse ser, mas que tendemos a esquecer. A extraordinária sensibilidade do escritor polonês permitiu-lhe descrever a vida cotidiana de uma maneira muito especial.

A marca registrada de suas palavras é o simplicidade e autenticidade. Nisso reside sua veia poética e a capacidade de estabelecer um vínculo direto com o leitor. Seu trabalho não é hermético ou acadêmico. Pelo contrário, pertence a quem quiser lê-lo.

Citazioni di Wisława Szymborska

Esta maravilhosa poetisa não concluiu seus estudos universitários. De origem humilde, foi acompanhada por dificuldades econômicas na infância e juventude . Mesmo assim, ela conseguiu se tornar uma das escritoras mais lidas de nosso tempo.

“Nada é presente, tudo está emprestado. Estou endividado até o pescoço. Serei obrigado a pagar-me comigo mesmo, a pagar a minha vida em troca da vida ”.

-Wislawa Szymborska-

1. O mundo é cruel

Quantas vezes já dissemos ou ouvimos que 'o mundo é cruel?'. Em muitas ocasiões. É um dos clichês que sabem abrir caminho para explicar realidades ou fatos negativos. Wisława Szymborska retoma esta expressão, mas a transfere para outra dimensão.

“O mundo é cruel, mas também merece outros adjetivos mais lamentáveis”. Esta declaração magnífica mostra o contraste entre este “horrível mundo ”E quanto há para economizar.

Crianças segurando pequenos globos nas mãos

2. Tempo

“Todo começo é apenas uma sequência e o livro de eventos está sempre meio aberto”.

o Tempo é um fenômeno constante em que, estritamente falando, não há começo nem fim. Ao começar algo, está-se apenas dando continuidade a uma realidade pré-existente. Tudo o que nasce tem um passado por trás. Portanto, nada termina. Cada evento, cada fato cai dentro de uma linha do tempo que o precede e acontece com ele.

3. Mesmo os alunos mais obtusos ...

Em poesia Nada duas vezes , encontramos outra reflexão de Wisława Szymborska referindo-se ao tempo:

“Até os alunos mais obtusos / da escola do planeta / não recebem / as estações do passado”.

Cada experiência é única e irrepetível. Isso também significa que não existem duas oportunidades. O tempo passa e nada mais será o mesmo. Mesmo se estivéssemos errados e merecêssemos um segundo oportunidade , isso nunca mais será o mesmo . O tempo não volta e o que foi nunca mais será.

4. amor feliz

Aqui está o que o poeta polonês responde àqueles que afirmam que o o amor verdadeiro não existe.

“Quem não conhece o amor feliz também pode dizer que o amor feliz não existe em lugar nenhum. Com tanta fé será mais fácil para ele viver e morrer ”.

É um desafio para aqueles que proclamam que não acreditam no amor. Essa crença decorre de experiências pessoais que alguém gosta de estender a todos. Isso torna mais fácil suportar a vida. Se o amor feliz não existe em lugar nenhum, não há responsabilidade se ele não foi capaz de construí-lo.

luzes dispostas no coração

5. Poesia é amor

Para Wisława Szymborska, a poesia é um modo de vida. Ela não era uma escritora distante de seu público; pelo contrário, sempre manteve uma comunicação viva, sensível às ansiedades e raciocínios de nosso tempo. Fazer poesia é muito mais do que saber escrever versos.

autismo de alto funcionamiento cognitivo

Esta posição se reflete na seguinte declaração: ' Todos os poemas nascem do amor; mesmo aqueles que transmitem o mal no fundo têm uma forma de amor pelo mundo ' Em suma, poesia é amor .

Muitos se alegraram quando ela recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1996. Mesmo assim, Szymborska era um dos escritores mais populares do mundo. Também foram muitos os que choraram a sua morte em 2012, ano em que o mundo perdeu uma das melhores fontes de pensamento que iluminam o nosso caminho.

Frasi di Nicanor Parra, l’antipoeta

Trazemos para você algumas das mais belas frases de Nicanor Parra, o antipoeta. Sua pátria e o mundo inteiro lamentam seu falecimento.

Bibliografia
  • Szymborska, W., Poniatowska, E., & Beltrán, G. (2008). Poesia não completa (No. 821.162. 1). Fundo de Cultura Econômica.