Yin e yang: o conceito de dualidade da existência

O conceito de yin e yang se refere à dualidade presente em todas as realidades naturais e humanas. Não existe dia sem noite, nem vida sem morte, mesmo que muitas vezes nos concentremos em apenas um dos dois lados da moeda.

Yin e yang: o conceito de dualidade da existência

Yin e yang são conceitos pertencentes à filosofia chinesa , e mais precisamente para o taoísmo. Este último é uma corrente de pensamento fundada por Laozi, uma figura espiritual cuja existência real não é certa. Um pensamento que surge durante o século VI aC.

La filosofia di Laozi é coletado em um livro chamado Tao Te King , um nome que pode ser traduzido como 'caminho para a virtude'. Nele, pela primeira vez, os conceitos de yin e yang são expostos, traduzidos respectivamente como 'escuro e claro'.

Se você quer viver uma vida equilibrada, você deve admitir que a natureza humana é yin e yang, dia e noite, amor e ódio, você não pode recusar.
-Man Darsky-

la dignidad no se pierde para nadie

cómo deshacerse de una persona

Laozi fala de yin e yang como um dualidade presente em cada elemento . Dia e noite, homem e mulher, vida e morte, etc. Esses são dois estados opostos um ao outro e não em contradição, mas complementares e dependentes um do outro. Um não busca se impor ao outro, mas conviver em harmonia e equilíbrio.

Pingente yin e yang

A dualidade da existência

De acordo com a doutrina taoísta, tudo está em mudança constante de uma forma natural. O inverno segue o outono e assim por diante, sem que nada seja necessário para que essa sucessão aconteça. O mesmo acontece com as realidades humanas. O caminho para a virtude consiste em não alterar as mudanças. Nem na natureza nem na vida pessoal.

Os desejos e metas pessoais às vezes nos levam a tentar alterar a ordem natural das coisas. Resistência à ação pelo contrário, permite que as coisas fluam e se desenvolvam como deveriam , sem ser influenciada por agentes externos.

Yin e yang representam essa mudança constante. A chave para a harmonia está em manter a dualidade expressa por esses dois conceitos em equilíbrio . Ao contrário, a desarmonia tem a ver com o predomínio excessivo de um desses dois conceitos.

hombres haciendo el amor

O yin corresponde a tudo o que é feminino, doce, terreno, passivo, absorvente e escuro. O yang, por outro lado, representa o que é masculino, duro, arejado, ativo e brilhante . Todos esses elementos e características estão presentes em tudo o que existe.

Os princípios que regem o yin e yang

De acordo com o taoísmo, os conceitos de yin e yang são governados por uma série de princípios que definem a dinâmica que existe entre os dois elementos. e também funcionam como uma “pista” para saber como aplicá-los a situações concretas.

soñando diente roto por la mitad

Os princípios descritos são os seguintes:

• Eles são opostos , mas eles não são excluídos. Na verdade, pode haver algo yin em uma realidade yang e vice-versa. Um exemplo a este respeito, o brilho da lua na escuridão da noite.
  • Eles são interdependentes . Yin não pode existir sem yang e vice-versa. Por exemplo, não se pode ter morte sem vida ou vida sem morte.
  • Eles mantêm um equilíbrio dinâmico. À medida que o yin aumenta, o yang diminui e vice-versa. Quando um dos dois cresce muito, ele força o outro a encolher e isso desencadeia uma transformação. O excesso de calor, por exemplo, leva ao degelo em um determinado ponto e isso, por sua vez, leva à inundação.
  • Quando um dos dois desaparece, ele se transforma no outro. Eles não constituem uma realidade separada, mas coexistentes. Por esse motivo, se um desaparece, ele o faz apenas temporariamente para dar lugar ao outro. Um exemplo são o dia e a noite.
  • Sempre há um traço de yang em yin e vice-versa.

Yin yang colori

Aplicações práticas

É importante insistir que os conceitos de yin e yang fazem parte de uma filosofia e não, é claro, de uma teoria científica. (embora a física quântica tenha desenvolvido algumas teses que coincidem até certo ponto com esses princípios). Essa teoria dualística também tem várias aplicações práticas.

Os conceitos de yin e yang se aplicam às artes marciais. Idéias como defesa e ataque, concentração e o relaxamento deriva deles. Da mesma forma, a Medicina chinesa ele usa dualidade e complementaridade para diagnosticar e tratar doenças . Tudo se expressa no princípio: 'acalmar o excesso e tonificar o que falta'.

Mas isso não é tudo. Os conceitos dualísticos de yin e yang também podem ser aplicados à vida cotidiana para alcançar a harmonia interior . Solte e aceite. Deixe fluir. Que as noites de nossas vidas sejam seguidas de dias, a tristeza seja seguida de felicidade e assim por diante. Não devemos esperar que tudo seja positivo ou pleno, mas aceitar que a dualidade existe.

Yin e Yang: o dualismo de equilíbrio

A teoria de Yin e Yang nos diz que tudo ao nosso redor é composto de duas forças opostas que se unem em harmonia para estimular o movimento e, por sua vez, a mudança.

Bibliografia
  • Larocca, F. (2009). Natureza vs Criação: O Yin e o Yang da teleologia aplicada às ciências do comportamento humano ... em pikis. cl e monographs.com.