Yoga para iniciantes: harmonizando corpo e mente

Yoga para iniciantes: harmonizando corpo e mente

Yoga para iniciantes é destinado àqueles que abordam esta disciplina física e mental por simples curiosidade ou procurando uma terapia alternativa para aliviar o estresse, o ânsia ou distúrbios do sono. Seja qual for o motivo, existem diferentes posições (asanas) que nos permitem entrar facilmente no mundo do yoga para descobrir seus grandes benefícios.

Costuma-se dizer que aqueles que fazem do ioga uma prática diária não verão mais a vida como antes, ela mudará para sempre. Pode parecer um exagero, principalmente se considerarmos esta disciplina como uma série de exercícios para adotar determinadas posições; ioga é muito mais. Porque é a ioga transcende o plano físico para atingir o plano mental e emocional, favorecendo o equilíbrio que é experimentado em todos os níveis da realidade.



A palavra 'ioga' vem do sânscrito e significa 'união' e, por sua vez, está associada às práticas de meditação do hinduísmo, budismo e jainismo.



en busca de sentido

É um exercício capaz de se expandir em todas as áreas do nosso ser: garante-nos um corpo mais resistente e flexível, uma mente mais centrada e, ao que parece, até um espírito mais nobre e receptivo. Quer pareça um exagero ou não, estamos perante uma prática reconhecida por organizações como a American Association of Psychology (APA), que endossa com vários buscas os benefícios que traz, acima de tudo, à nossa saúde mental.



É sempre um bom momento para experimentar novas experiências e, se forem tão positivas quanto gratificantes, vale a pena arriscar e sentir o impacto que esta prática indígena original nos causa, cujo nome deriva do sânscrito e significa 'união'.

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Yoga para iniciantes: aprender a ouvir o corpo e a mente

Existe uma ioga para iniciantes e outra para quem já conhece as necessidades do corpo e as posições que, dia após dia, promovem equilíbrio e bem-estar. Mas antes de tudo, uma coisa importante deve ser dita: se nunca praticamos esse tipo de exercício, não é aconselhável forçar o corpo ou começar com técnicas complexas. Caso contrário, corremos o risco de nos ferir.



Em conclusão, o importante é começarmos com calma para entender o que é e quais os benefícios que essa prática nos traz. Porque, como dissemos no início, não se trata apenas de criar uma série de posições com o corpo. Yoga combina alongamentos com respiração profunda e meditação . Tudo isso vai nos dar, aos poucos, uma melhor condição física, flexibilidade, maior capacidade pulmonar, um ritmo cardíaco mais harmonioso e menos dores nas articulações.

Vale a pena tentar, mas faremos isso com equilíbrio, começando pelas posturas que acompanham a ioga para iniciantes.

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1. A posição do guerreiro

Durante a prática de ioga, 'asanas' (posições) são realizadas que nos ajudam a desenvolver um diálogo íntimo e silencioso com nosso corpo para nos conhecermos melhor, para aceitar nossa realidade física e mental. Em todos esses asanas encontramos aqueles que são um bom exercício de medicina preventiva e que são perfeitos para iniciar a prática de ioga. A postura do guerreiro é uma delas. Vamos ver como fazer a seguir.

Posição de guerreiro de ioga para iniciantes
  • Coloque-se em uma esteira.
  • Separe as pernas e gire o pé da perna da frente em 90 ° e o outro em 60 °.
  • Sinta o chão sob a planta dos pés, porque é aí que está o seu ponto de apoio e de onde está o seu poder .
  • Agora, pouco a pouco, dobre a perna esquerda até que a coxa fique paralela ao chão.
  • Certifique-se de que seus joelhos estão alinhados com o calcanhar.
  • Mantenha as costas retas e levante os braços.

2. Posição do cão de cabeça para baixo

Na ioga para iniciantes, encontramos asanas básicos, entre os quais os do cão de cabeça para baixo e do cão de cabeça para baixo são, sem dúvida, os mais comuns. No entanto, se nunca praticamos ioga, começaremos com o primeiro asana, que é o mais simples.

Posição de ioga do cão 1
  • Deite-se de bruços no tapete.
  • Com as palmas abertas, coloque as mãos na altura dos ombros para se levantar um pouco do chão.
  • Ao mesmo tempo, estenda os braços enquanto arquea as costas para trás.
  • Em seguida, levante também os quadris e os joelhos do chão. Toda a força deve cair nos braços.
  • Tente aproximar as omoplatas sem forçar, de modo que o esterno avance. Tente não sobrecarregar a parte inferior das costas.

3. A posição do sapateiro

Você vai adorar esta posição. Também conhecido como 'baddha konosana' ou o borboleta , é ideal para todos os iniciantes e um dos mais importantes na ioga. Aqui estão as etapas a seguir:

Posição de ioga do sapateiro
  • Sente-se no chão com as costas retas. Dobre os joelhos e junte as solas dos pés. Não é necessário forçar, trata-se de assumir uma postura para se sentir bem sem sentir dor.
  • Sinta como os joelhos caem para os lados, alongando ligeiramente as coxas e a virilha.
  • Conforme você se sentir mais confortável, abaixe um pouco mais os joelhos, trazendo o peso para as nádegas, sempre mantendo as costas retas.
  • Agora pegue o dedão de cada pé e tente separá-los ligeiramente. Sinta como a pressão nos calcanhares aumenta.

4. Posição da criança

Na ioga para iniciantes, a posição da criança ou Utthita balasana é uma das mais conhecidas e relaxantes. Uma vez conhecido e praticado, sempre tentaremos encontrar um momento durante o dia para repetir este asana catártico e benéfico. Aqui estão as etapas a seguir:

Posição de ioga da criança
  • Ajoelhe-se no tapete.
  • Junte os dedos dos pés e os calcanhares.
  • Estique os braços acima da cabeça.
  • Coloque as palmas das mãos bem abertas no tapete.
  • Finalmente, descanse sua testa no chão e respirar profundamente.

Para concluir, como você pode ver, a ioga para iniciantes não é apenas simples, mas também relaxante e permitirá que você alivie a sobrecarga e a tensão muscular. Se você fizer isso sem forçar muito e considerando seus limites físicos, você pode inserir gradualmente novos asanas mais complexo experimentar os benefícios desta prática ancestral tão eficaz.

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